segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Guia do PNLD 2011




No dia 07 de Junho foi realizado o encontro de formação continuada com professores da rede pública, no Cemepe. A proposta de tal encontro foi discutir o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2011 e, posteriormente, analisar algumas obras didáticas mediante as resenhas apresentadas no guia.
O Guia do PNLD 2011 se propõe a ser uma ferramenta que auxilia os professores a conhecerem a avaliação de outros professores acerca da qualidade de obras didáticas que foram inscritas na sua edição de 2011. Salienta-se que as informações contidas no guia servem enquanto aparato orientador para os professores, haja vista que cada professor deve ter conhecimento sobre qual é o livro mais indicado para o seu aluno.
Nesse sentido, o guia oferece caminhos, baseados em critérios estabelecidos pelo MEC e FNDE, que conduzem os professores a refletirem sobre os aspectos positivos e negativos de cada coleção. O guia orienta que as escolhas dos professores devem ser pautadas pelo conhecimento do projeto político-pedagógico que rege a escola, do conhecimento de seu alunado e da realidade que cerca a sua comunidade escolar.
Apesar de todas as orientações oferecidas pelo guia, é notório que somente o uso cotidiano do livro didático em sala de aula poderá indicar se escolha feita pelo professor foi bem sucedida ou não. Além disso, apesar de todos os critérios estabelecidos pelo MEC, os professores visualizam a quantidade de lacunas que ainda permeiam as obras didáticas, o que os levam a procurar formas alternativas para superar tais obstáculos em sala de aula. Apesar disso, o guia ainda é um dos instrumentos mais importantes que auxiliam os professores – através de uma análise minuciosa – a escolherem o livro didático.

Para mais informações, acessem o guia no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE):

Nenhum comentário:

Postar um comentário