A semana passada tive a experiência de trabalhar com os alunos surdos. Eu ministrei duas aulas com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, que têm quatro alunos surdos. Gostei muito da experiência e acredito que vai ser bastante útil para minha carreira.
Através do estágio puder perceber de perto as dificuldades encontradas pelos alunos surdos dentro de uma sala de aula. Lá na escola onde eu realizei o estágio tem um aluno que tem surdez semi profunda e que é oralizado. Esse aluno, entre os discentes surdos, é o que tem mais dificuldade na aprendizagem - segundo as professoras - e agora que está tendo contato e aprendendo a Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Já os outros alunos lidam melhor com o conteúdo passado, inclusive um deles é filho de pais surdos o que facilita ainda mais o aprendizado, pois a cultura ouvinte não foi imposta a ele. A maior dificuldade de aprendizagem desses alunos está na língua portuguesa, pois a mesma é a segunda língua deles e não a primeira e, durante a minha regência pude observar isso, pois eu pedi aos alunos que eles produzissem um texto a partir do conteúdo do livro, do conteúdo explicado e do que foi passado no quadro negro, mas os alunos surdos tiveram dificuldades para fazer esse texto. Então a interprete pediu que eles fizessem um resumo do conteúdo, pois a dificuldade que eles tinham com o português era um obstáculo para a produção textual. Para se ter uma noção de tal dificuldade, eu peguei um exemplo extraído de um site de relacionamento que uma dessas alunas surdas escreveu para mim:
Isabela .
"kkkk vc estou vergonha
uai vc é rock nao preciso vergonha
ja contrei meu cabelo
noosa eu é emo AFFs"
Através, desse pequeno exemplo creio que dá para perceber o quanto esses alunos têm dificuldade com a língua portuguesa. Em uma conversa com a interprete - em todas as aulas tem uma pessoa para interpretar para os alunos o conteúdo e a explicação do professor - ela alegou que os alunos surdos pensam primeiro em libras para depois passar para o português, e vale lembrar que libras não há conjugação de verbos, concordância, etc. Nessa perspectiva pode se dizer que apesar da escola trabalhar já algum tempo com a inclusão de alunos surdos na sala de aula ainda há muita dificuldades encontradas por eles que devem ser trabalhadas.
Por: Larissa Alcântara Venâncio
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essa experiência foi muito rica! Fico contente por vc ter tido a oportunidade de vivenciá-la.
ResponderExcluirAbç, Mara